Citröen C4 Pallas muda na linha 2010, mas é difícil perceber

Quando o telefone tocou, há duas semanas, e um Citroën C4 Pallas da linha 2010 foi oferecido para avaliação ficou impossível segurar a imaginação. O novo modelo teria alguma alteração significativa, mudanças na frente e traseira remodelada? A mesma ligação, porém, tratou de apagar esta imagem virtual e definir a verdade: o modelo que chegou às lojas sem maior divulgação traz apenas dois rearranjos internos e um novo tom de pintura, nada gritante ou realmente expressivo. Talvez você até já o tenha visto na rua, ou na vaga ao lado da sua na garagem, sem perceber.
A nova opção de pintura é a Gris Cendré, um cinza pérola que tende a ficar marrom dependendo da iluminação, e que você vê no carro das fotos que ilustram esta reportagem. Este tom de cinza substitui o Gris Grafito, mais escuro. Por dentro, nada mais de conta-giros sobre o volante: o arco que abrigava o mostrador digital deixou de existir e a informação agora está dentro do painel central, formando um semicírculo no canto esquerdo com a marcha inserida; com a mesma atualização de software, toda a parte gráfica do painel foi (ligeiramente) modificada e agora está alinhada às minivans C4 Picasso e Grand C4 Picasso. Por fim, a saída de 12V do console central (ao lado da alavanca do freio de mão) foi substituída por duas entradas -- uma USB/iPod, outra AUX-in -- completando a boa conectividade do sistema de som, que já contava com rádio, leitor de CD e Bluetooth (telefone).
Parece pouco, e talvez seja mesmo. Há mais de um ano, em abril de 2009, o mercado chinês recebeu o face-lift da versão local do C4 (veja  neste linkuma imagem do modelo no Salão de Xangai, e saiba mais no quadro ao lado). Das mudanças implementadas no sedã vendido na China, só uma está presente no C4 nacional: o volante sem o conta-giros acoplado. Além disso, recentemente a Citroën francesa revelou imagens e detalhes da nova geração do hatch C4 (mais detalhes no parceiro Interpress Motor), que deixa a atual obsoleta.

Desta forma, talvez o principal atrativo do C4 Pallas 2010 esteja mesmo no preço, que começa em R$ 59 mil, válido para a versão GLX, com frete para São Paulo (SP), mas sem contar com os R$ 950 da pintura metálica. Tanto é assim que a Citröen não faz grande divulgação do modelo -- os tempos de anúncio com o astro-problema Kiefer Sutherland ficaram para trás, junto com o declínio e fim da série que tinha o ator como protagonista. Nem mesmo o site da marca fala do modelo 2010: por lá, o preço é o atual -- R$ 58.990 -- mas as fotos mostram o modelo antigo, com seu conta-giros âmbar sobre o volante multifuncional.

Por este valor, o modelo entrega ótimo espaço interno (são 4,77 metros de comprimento, com 2,71 m de entre-eixos; na largura, 1,77 m; no porta-malas, 580 litros), bom nível de conforto (contam pontos a boa disposição dos bancos, os faróis com regulagem elétrica, o volante com regulagem de altura e profundidade e o agora amplamente conhecido miolo fixo, bem como o ar-condicionado de duas zonas e o sistema de som citado três parágrafos acima) e de segurança (airbag duplo, freios com antiblocante, distribuidor eletrônico de força e frenagem de emergência, além do sistema Isofix de ancoragem para cadeirinhas).

Mas também há problemas, seja de visibilidade lateral e traseira, prejudicadas pelo tamanho excessivo da carroceria, ou de acabamento, cuja qualidade (infelizmente) tem caído em proporção inversa à idade do modelo no mercado.

E, assim, o C4 Pallas segue como "promessa", daquelas que podem mas nunca vingam. Após o lançamento, em 2007, vendia abaixo do esperado (releia aqui); antes de receber motor flex, em 2008, perdia espaço que poderia ser recuperado (aqui). Agora, no último mês cheio tabulado pela Fenabrave, foi o quarto mais vendido do segmento -- com 946 unidades, ficou atrás de Chevrolet Vectra (1.561), bem atrás do Honda Civic (2.461) e a uma eternidade do Toyota Corolla (4.329); mas a conta pode piorar se for vista pelo viés de vendas acumuladas no ano: o C4 Pallas cai para oitavo (4.509 unidades), atrás também de Kia Cerato (4.534) e Fiat Linea (4.758), com Vectra (8.279), Civic (13.344) e Corolla (21.850) em outra dimensão.

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